Por que dia 12 de outubro é feriado? | JULILULY

Por que dia 12 de outubro é feriado?

Publicado: 09/08/2017
Relaxe e aproveite o dia de folga mas antes, saiba porque!


Muitos ainda acreditam que o feriado nacional é pela comemoração do Dia das Crianças. Quando na verdade o feriado de 12 de outubro acontece em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida. Considerada a padroeira do Brasil.

Origem de Nossa Senhora Aparecida
Segundo relatos, em meados de outubro de 1717, o Conde de Assumar estava de passagem por Guaratinguetá, cidade no Vale do Paraíba. Quando o povo da cidade resolveu comemorar em sua homenagem.
Então três pescadores foram em busca dos peixes para festejar. Porém, não era época de pesca. Pediram em oração à Virgem Maria mãe de Jesus, que lhes ajudassem na pescaria.

Tentaram por inúmeras vezes. Mas a rede sempre voltava vazia. Foi quando em uma ultima tentativa, o pescador João Alves, retirou a rede com o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem cabeça. Em seguida jogou a rede novamente e pescou a cabeça da imagem. Depois de pescar a imagem da Virgem Maria, os pescadores passaram a pegar muitos e muitos peixes. A pescaria foi tão grande que o barco perigava afundar com tanto peso.



O reconhecimento como Padroeira do Brasil
A imagem ficou por quinze anos na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso. Onde recebia a vizinhança para fazer orações. Há relatos de muitas graças alcançadas. E com isso a fama de Nossa Senhora Aparecida foi tomando grandes proporções.

Teve sua primeira capela dezessete anos após o achado, por volta de 1734. Com o número cada vez maior de fieis, em 1888 foi construída uma igreja maior (a atual Basílica Velha). Em 1904, a imagem foi coroada pelo Papa Pio X, com um manto azul e uma coroa de ouro cravejada de diamantes. Oferecida pela princesa Isabel, em sua segunda visita ao Brasil.

Proclamada a Rainha e Padroeira Oficial do Brasil, em 16 de julho de 1930. Decretado pelo Papa Pio XI. E só cinquenta anos depois, o dia 12 de outubro foi decretado feriado em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.


Agora vamos voltar ao Dia das Crianças


No Brasil, no dia 12 de outubro comemoramos a infância. Aproveitamos para conscientizar os adultos, da importância dos cuidados que esta fase necessita para nossa formação. E também celebramos os direitos da criança e adolescente.

A ideia de comemorar nesta data foi do deputado federal Galdino do Valle Filho. E o Decreto de Lei nº4867 foi oficializado no fim de 1924. Em alguns países as crianças são homenageadas dia 1 de junho. Que é o Dia Internacional da Criança. Já de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), dia 20 de novembro é o Dia Universal da Criança. Quando em 1959 foi aprovado a Declaração dos Direitos da Criança.

É tradição, neste dia, presentear e oferecer atividades para as crianças. Porém, esta tradição tornou-se popular a partir de 1960. Após uma grande promoção da fábrica de brinquedos Estrela junto à Johnson & Johnson. A chamada “Semana do Bebê Robusto”, uma ação para aumento de vendas.

O Dia das Crianças cai no mesmo Dia de Nossa Senhora Aparecida, que é feriado. Que tal aproveitar para proporcionar aos seus pequenos um dia maravilhoso todo dedicado a eles. Cheinho de amor e carinho e tudo que é mais importante na infância!


E pra você o que foi e é mais importante na infância?

Este mês estamos colhendo relatos de mães, pais e avós sobre este tema. Acompanhe em nosso Facebook e Instagram. E participe também, nos mande seu relato com uma foto que você gosta. Não esqueça de escrever seu nome, o nome dos seus pequenos e idade atual deles.



Voltar