Ho Ho Ho, Feliz Natal | JULILULY

Ho Ho Ho, Feliz Natal

Publicado: 09/08/2017
De onde veio o Natal? Porque o Papai Noel é vermelho? A Juliluly te explica!

Essa é a época do ano onde nossos corações se enchem de alegria e esperança. É tempo de amor e renovação, mas você sabe de onde veio o Natal?

No Natal comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mas na antiguidade era comemorado em diferentes datas. Somente no século IV na Roma Antiga que o 25 de dezembro tornou-se a data oficial onde os romanos comemoravam também o início do inverno.  As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, tempo em que os três reis Magos levaram para chegar até Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

O Papai Noel

O bom velhinho foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia em 280 d.C. Um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas com saquinhos de moedas próximas às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

De onde vem a roupa do Papai Noel?

No início o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura, só em 1886 um o cartunista alemão criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto.


Mas e a Árvore de Natal e o Presépio?


Além de decorar simbolizam alegria, paz, esperança e estão presentes em diversos lugares. Acredita-se que a tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, que enquanto caminhava pela floresta ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares. O presépio mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino Jesus. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.



Costumes de Natal e Gostosuras Natalinas


Durante essa época do ano árvores decoradas e comida farta são costume no Brasil e em grande parte do mundo. Luzes piscantes decoram as casas e trazem esperança para o novo ano. Troca de presentes entre amigos e familiares, são uma das atividades mais presentes no Natal. Além da esperança de que o Papai Noel vai trazer o presente durante a noite para as crianças. Muitas escrevem cartinhas para o bom velhinho e penduram meias nas janelas ou chaminés. A Ceia de Natal é o ponto forte neste dia, o clássico peru de natal é o mais esperado e as sobremesas como panetones, rabanadas e frutas da época. Nos preparamos para este dia com as melhores roupas para a ceia em família. E você qual look escolheu para os seus pequenos?








Voltar