Curiosidades dos irmãos Cosme e Damião | JULILULY

Curiosidades dos irmãos Cosme e Damião

Publicado: 09/08/2017
Há muitas crenças e relacionadas a Cosme e Damião. Reunimos algumas curiosidades sobre os irmãos, vem conhecer!

Há muitas crenças e relacionadas a Cosme e Damião.
Reunimos algumas curiosidades sobre os irmãos.

Nascidos por volta do ano 260, na Arábia cidade de Egeia da Ásia Menor. Provavelmente gêmeos, os irmãos Cosme e Damião, eram médicos e curavam pessoas e animais em nome de Deus, sem cobrar nada por isso.

Por este motivo, são considerados pelos católicos os santos padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

A fama deles se espalhou, e muitas pessoas se converteram ao catolicismo. Cosme e Damião ficaram conhecidos por não gostarem de dinheiro e como inimigos dos deuses romanos. Então foram perseguidos e condenados à morte pelo Imperador Romano Diocleciano. Alguns afirmam que o ocorrido foi dia 27 de setembro entre 287 a 303. Mas não se sabe ao certo.

Semelhanças religiosas

O sincretismo religioso é a comparação de crenças que possuem semelhanças. Tratando como se fossem a mesma história de pontos de vista diferentes.

Na época da escravidão no Brasil, o sincretismo, foi a forma que os escravos de religiões afrodescendentes encontraram para cultuar suas entidades. Associando os santos católicos São Cosme e São Damião às orixás Ibejis. A semelhança por ambos serem irmãos gêmeos. Sendo que os Ibejis são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. E intercedem a pedidos em troca de doces e brinquedos.

Tradições populares, de devotos e simpatizantes das religiões Candomblé e Umbanda comemoram o dia de Cosme e Damião como Ibejis. Enfeitando seus templos com bandeirinhas e desenhos infantis, distribuem doces e brinquedos para crianças, costume muito comum no Rio de Janeiro. Já na Bahia as pessoas comemoram ofertando caruru, vatapá e doces para vizinhos e amigos.

Datas em que se comemoram o dia de São Cosme e Damião

Variam de acordo com cada religião e crença:

26/09 – Igreja Católica Romana (Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário)
27/09 – Igreja Católica Antigamente (Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário)
27/09 – Religiões Afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda, Batuque, Xangô do Nordeste e Xambá (pelo sincretismo à orixás Ibejis)
01/07 – Igreja Ortodoxa Grega
01/11 – Igreja Católica Ortodoxa

A Juliluly apoia a cultura brasileira independente de religião ou credo. Nós queremos que você e seus pequenos, conheçam a nossa história e costumes regionais.




Voltar