Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim? Feliz Páscoa | JULILULY

Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim? Feliz Páscoa

Publicado: 09/08/2017
Ovinhos, bombons e muito chocolate embalam a páscoa no Brasil e no mundo. Mas você conhece o significado desta data tão importante para adultos e crianças?


O feriado de Páscoa é originalmente cristão, celebra o renascimento de Jesus Cristo e antecede a Quaresma. Em outras culturas como a Judaica, a Páscoa se chama Pessach que significa a saída do Egito conduzida por Moisés. Uma das curiosidades deste feriado, é que a cada ano celebra-se em uma data diferente pois dependem do calendário lunar. A Páscoa cristã acontece no primeiro domingo depois da lua cheia de outono, entre 22 de março e 25 de abril.



E o coelhinho ?


Mundialmente o maior ícone da Páscoa, é o coelhinho. Pois é um animal que simboliza a fertilidade e o renascimento da vida. Na Europa a Páscoa coincide com o início da primavera, quando a neve derrete e os coelhos deixam suas tocas após um longo período de hibernação!


Ovos de chocolate!


No princípio dos tempos, nesta data, era de costume presentear as pessoas com alimentos. O ovo significava o símbolo de uma nova vida, lembrando o sepulcro de Jesus que ressurge na Páscoa. A tradição dos ovos chocolate começou na Inglaterra, quando as indústrias de doces começaram a crescer. A Páscoa é tempo de renascimento e união familiar. Com a correria do dia a dia, muitas vezes não é possível dar a atenção que desejamos aos nossos pequenos. O que acha de experimentar usar a data para se aproximar? Aproveite a infância do seu filho, pois é um momento único!


Para as crianças o Domingo de Páscoa pode ser muito divertido. No sábado faça marquinhas dos pezinhos do coelho por toda a casa, molhando a ponta dos dedos e mergulhando-os na farinha. E esse simples processo dava a impressão que o coelho havia passeado com os pés sujinhos por toda a nossa casa. Em alguns lugares deixe escondidos mini ovinhos e a diversão de caça às pegadas e aos ovos será garantida.


Veja abaixo algumas ideias de brincadeiras para curtir em família nesta páscoa:


  • Cenourinhas: no sábado, chame seu pequeno para espalhar alguns pedaços de cenoura pela casa. Quando ele for dormir, dê pequenas mordidas nas cenouras. Assim, ao acordar achará que o coelhinho passou pela casa.


  • Pegadas de coelho: você poderá fazer pegadas, molhando a pontinha dos dedos e passando-os pela farinha!


  • Caça aos ovos: faça uma trilha imitando as pegadas do coelhinho e esconda os ovos.


  • Rabo do coelho: desenhe um coelhinho de costas e fixe o papel na parede. Pegue um pouquinho de lã e faça um pompom. Vende os olhos do seu filhote e ele terá que colocar o pompom no bumbum do coelho. Quem conseguir em menos tempo ganha a brincadeira. Divida as crianças em duas equipes, que ajudarão dando dicas de onde colocar o pompom.


  • Coelhinho sai da toca: deixe bambolês no chão ou faça alguns quadrados com fita crepe. Cada um ficará dentro de um bambolê ou quadrado. Alguém deverá falar: “coelhinho sai da toca”. Nessa hora todos devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada.


  • Mão na massa: Coloque as crianças para pintar, recortar e fazer coelhinhos e enfeites de papel. Criatividade é tudo!






Voltar